O RFx do ME conta com recursos para monitorar as necessidades de negociação e permite o planejamento fundamentado em compras anteriores, na duração dos contratos e nos históricos de negociação

A solução de RFx do Mercado Eletrônico com alta performance em compras estratégicas, aumenta o saving e o cost avoidance

Um sofisticado workflow de gerenciamento de processos de compras, um armazém de informações ou uma ferramenta que padroniza todo o sistema de aquisição? O RFx (Request for X) é tudo isso e muito mais.

Desenvolvido pelo Mercado Eletrônico, empresa líder na América Latina em soluções B2B estratégicas e automatizadas, a ferramenta ajuda empresas a reduzir custos, analisar gastos detalhadamente e melhorar o gerenciamento de recursos internos e externos de uma forma inteligente, simples e sustentável.

O RFX ainda é eficaz para alcançar os melhores preços com transparência e poder de negociação, cabendo apenas à empresa a decisão de manter os gastos de sempre nessa área ou de contribuir para que ela apresente os melhores resultados.

O que é o RFx?

Todo tipo de RFx (Request for x) é uma solicitação para alguma cotação de um fornecedor potencial. E, cada solicitação, pode ter como objetivo uma “informação”, um “preço”, uma “proposta” ou alguma outra oferta em resposta aos requisitos e especificações comerciais da empresa.

Na solução de RFx do Mercado Eletrônico, todo o processo de negociação é tratado como um projeto, com uma timeline de execução visível, onde se tem acesso a um calendário de planejamento com base em históricos de compras anteriores e são exibidas as necessidades de negociação a médio e longo prazo.

Existem três formas de iniciar um processo de RFx na plataforma do Mercado Eletrônico: tendo como ponto de partida o planejamento de compras ou a agregação de necessidades de diferentes fontes (como requisições de compra, por exemplo), ou ainda, de maneira manual.

Uma vez definido o escopo, a solução RFx permite adicionar fornecedores do marketplace do Mercado Eletrônico, de uma base de dados ERP, por inserção manual ou mesmo a partir da sugestão de fornecedores por grupos internos de usuários da plataforma.

A solução RFx disponibiliza em tempo real e a cada momento, alertas e acesso a informações relevantes para o negociador para cada etapa de procurement. A tecnologia possibilita ainda seguir regras e necessidades das equipes de negociação, de forma automática ou manual.

Na lógica de negociação estratégica, a solução de RFx separa a primeira ida ao mercado (1ª oferta), consultando todos os fornecedores indicados no processo de compra. Dessa forma, serão obtidos os primeiros valores de mercado, o que permite ao comprador receber diferentes ofertas, assim como ter um panorama geral do mercado.

Após essa fase, a solução RFx permite que participantes externos interajam nos processos de negociação para darem seu parecer técnico sobre cada proposta recebida.

Com base nessas informações, é formada uma shortlist de fornecedores aprovados tecnicamente, e com escopo de ofertas similar, para que sejam feitas as rodadas de negociação necessárias, sem que a tecnologia limite a intervenção do usuário.

Com o RFx, a equipe de compras tem à disposição ferramentas que dão suporte à decisão, como o histórico de negociações, o grid de fornecedores e o mapa comparativo de ofertas com capacidade para exportação e importação via planilha Excel.

10 vantagens do RFx para as empresas

  • Menos esforço de racionalização e mais agilidade – o processo mais simples de seleção e compra, a partir da tecnologia e dos serviços agregados à ferramenta, deixam o comprador livre para atividades estratégicas.
  • Mais inovação – ao ter acesso à novas empresas e suas avaliações de desempenho, benchmarking e inteligência de negócio (Business Intelligence – BI), o comprador ingressa em um universo mais alinhado às demandas atuais do cliente final, além de trazer mais inovação para o ambiente interno da empresa.
  • Menos risco na contratação – minimiza os riscos de fornecimento a partir de qualificações e avaliações de desempenho.
  • Mais segurança e confiabilidade – atualização permanente dos dados, criação de um histórico de transações, que pode ser usado em futuras auditorias e permite rastrear tudo o que é feito na plataforma digital.
  • Mais assertividade e poupança – possibilidade de aumento de ganhos a partir de leilões e de compras agregadas.
  • Maior controle – visão clara dos gastos, contratos atuais e passados, incluídos automaticamente ao histórico de compras, e uma melhor gestão das despesas futura – organização com impacto direto na satisfação do cliente.
  • Mais compliance – com a execução e o controle de processos predefinidos, cumprir normas e agir na prevenção de fraudes no departamento de compras passa a ser um alvo comum, facilitado com o uso da plataforma.
  • Respostas rápidas e sem custo – viabiliza a rápida adesão de fornecedores, sem custo de resposta para as cotações, o que ajuda a escolher o fornecedor certo e minimiza enganos e custos operacionais.
  • Um só lugar – todas as ações do processo de negociação e compra são feitas em um único ambiente digital, ou seja, em um só site é possível padronizar os processos, fazer cotações e gerenciar todas as operações. Isso sem falar que o controle pode ser feito por mais diversos usuários de uma mesma empresa.
  • Mais sustentabilidade – controlar o gasto indireto significa garantir a conformidade e acompanhar o desempenho. E a combinação adequada de recursos humanos e tecnológicos é a chave para que o ciclo de compras esteja sob controle.

Experimente o Source RFx e sinta a diferença na performance do seu negócio. Para saber mais sobre essa e outras soluções para a área de compras, entre em contato com o Mercado Eletrônico.