O comércio eletrónico entre empresas já era uma forte tendência, mas a pandemia acelerou a digitalização das companhias que ainda não estavam presentes, tanto no e-commerce B2C como no B2B. Tendo em conta a necessidade de as empresas continuarem as suas operações, perante um cenário totalmente novo e inesperado, compradores e fornecedores tiveram de procurar alternativas através de soluções tecnológicas que intermediassem as compras e vendas pela internet.
Neste cenário, o Mercado Eletrônico, plataforma de soluções de e-commerce B2B, registou, em 2020, um aumento de 50% no número de empresas que o utilizam. Além disso, obteve um crescimento de 35% na sua receita bruta. A companhia oferece soluções P2P (Procure-to-Pay) e SRM (Supplier Relationship Management), a fim de promover mais agilidade, compliance, economia e colaboração às equipas de compras das organizações.
A plataforma do Mercado Eletrônico atende mais de 8 mil profissionais de compras e 1 milhão de fornecedores, que transacionaram, só no ano passado, mais de €15 mil milhões em pedidos de compras na plataforma online, número superior ao PIB de muitos países do mundo.
Expansão internacional
O crescimento não se limitou ao Brasil. A expansão também foi alavancada além fronteiras, uma vez que a empresa está presente nos EUA, México e Portugal. Nestas três unidades, a companhia cresceu sua receita em 153% e a previsão é que a expansão internacional se consolide e abra mais portas no mercado estrangeiro.
“Perante os desafios de 2020, muitos negócios se reinventaram e a nossa plataforma teve grande importância para que as empresas continuassem os seus processos de compras e mantivessem o fornecimento de serviços e produtos essenciais à população. As empresas puderam fazer negócios, procurando savings de forma totalmente remota e com agilidade” comenta Eduardo Nader, CEO do Mercado Eletrônico.
Outro grande impulsionador foi o ESG (environmental, social and corporate governance), que são práticas relacionadas com a governança ambiental, social e corporativa, e extremamente importantes para a operação de qualquer empresa no cenário atual. Para conquistá-las, a tecnologia é uma grande aliada, pois promove transparência, qualificação dos parceiros e gestão dos riscos numa única plataforma.
Em 2021, a empresa continua a apostar na procura das empresas pela digitalização e, por isso, continuará com alto investimento em inovação de produto e na expansão internacional.
“Estamos, desde março de 2020, a trabalhar de forma 100% remota e tivemos alguns desafios ao longo do caminho. Há 1 ano passamos a realizar lives quinzenais com todos os colaboradores para proporcionar uma comunicação direta e frequente, desde ações que estão a ser realizadas a curto prazo até abordar a estratégia da empresa e tirar dúvidas. A nossa comunicação transparente foi essencial para envolver e motivar a equipa. Conquistámos os principais prémios de RH do país com um clima organizacional excelente de 90% de satisfação dos nossos colaboradores”, finaliza Eduardo.
A matéria acima foi publicada no site E-commerce Brasil.