gestão de compras é a melhor ferramenta para diminuir os custos da empresa

Em cenários competitivos, um bom profissional de compras deve estar atento às práticas do mercado em que atua. É o que afirma o diretor de serviços do Mercado Eletrônico, Alexandre Moreno, no seu artigo 6 dicas de gestão de compras para você economizar, publicado no portal Administradores.com.

Para ele, quando a ideia é reduzir os custos de uma companhia, o setor de compras costuma ser o primeiro a ser acionado para agir.

Por conta disso, o profissional de compras é o cobrado, tendo que apresentar resultados escaláveis. Ainda, segundo Moreno, para identificar oportunidades de melhorias e ser ágil nas entregas, o responsável pela área de compras deve ainda ter uma visão estratégica de todos os processos que tem em conta.

De acordo com o executivo, a competitividade faz com que as companhias ofereçam produtos e serviços cada vez mais semelhantes. Dessa forma, o bom profissional de compras deve estar atento às práticas do mercado em que atua.

Por isso, uma das dicas de Moreno é fazer benchmarking com outras empresas do mercado. “Nesse sentido, melhorar os próprios processos com base nos avanços de outras companhias ajuda a traçar estratégias mais eficientes e estar sempre à frente da concorrência”, revelou.

Não tenha medo de fazer uma pesquisa minuciosa para comparar produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pela concorrência. Nesse requisito, o importante é absorver ao máximo as características positivas do adversário, e aprender com 0s seus erros para desenvolver um nível de gestão ou operacional mais alto.

Seguindo as 5 dicas sobre gestão de compras do diretor de serviços do ME, você poderá dar os primeiros passos para reduzir os gastos da sua empresa. Descubra ainda como ter uma melhor gestão de compras na construção civil.

 

Tem outras dicas sobre o assunto? Deixe a sua opinião ou sugestão nos comentários para continuarmos a produzir um conteúdo relevante sobre o setor de compras.