ME B2B Summit 2019: Armas Digitais x Alma Digital

Você já reparou que a digitalização é tão parte de nosso dia a dia, que nós só percebemos sua ausência, quando nos deparamos com algum tipo de problema? É como o ar, que nós só lembramos que existe, quando notamos sua falta.

É com esta comparação e questionamento que começamos a postagem, que vai abordar mais um tema que será apresentado no ME B2B Summit 2019, pelo palestrante Walter Longo: Armas Digitais x Alma Digital: construindo relacionamentos na nova era.

 

A era digital

Não é de hoje que o mundo digital é realidade. E mesmo ainda não tendo explorado todo seu potencial, a digitalização nos proporciona benefícios que não conseguimos mais viver sem.

Já imaginou um mundo sem o Google no bolso para sanar todas as dúvidas do dia a dia em um piscar de olhos? Ou sobreviver a longas distâncias sem a comunicação eficiente da internet?

Tudo isso já está tão inerente, que, se um dia vivemos sem, nem lembramos mais como era.

Mas a importância de fazer uso das ferramentas digitais vai muito além das questões práticas. No mundo dos negócios, sua implementação tem a ver, principalmente, com estratégia, produtividade, otimização de tempo e redução de custos.

Os benefícios que os negócios e a comunicação adquiriram, por meio da digitalização, são imensuráveis, mas por que não enxergar além?

Hoje em dia, já dispomos de diversas armas digitais que podem nos ajudar a enfrentar desafios corriqueiros do dia a dia, dentro e fora do escritório. O que falta agora é desenvolvermos uma alma digital.

 

Alma Digital: O que é?

Para Walter Longo, as empresas já desenvolveram muitas armas digitais, sejam elas hardwares ou softwares. O publicitário e administrador de empresas acredita que, agora, para sobreviver e ser competitivo, é necessário desenvolver almas digitais. E ter uma alma digital vai além de sites, blogs e canais no Youtube, mais que utilizar uma plataforma de e-commerce, interagir nas redes sociais ou desenvolver novos features para equipamentos eletrônicos.

Trata-se de uma outra dimensão de envolvimento digital, que aproveita a onisciência, onipotência e onipresença da digitalização em nossas vidas. Entender a proximidade que as tecnologias e o ambiente digital nos possibilitam no dia a dia é fundamental.

Em um trecho de uma entrevista, Walter Longo comenta “A indústria automobilística está bastante avançada no desenvolvimento de armas digitais. Ela se concentra na criação de gadgets e equipamentos, mas ainda está atrasada no desenvolvimento de uma alma digital, que significa uma nova fórmula de relação com o mercado e a gestão de seu negócio”.

Em alguns setores da indústria esta revolução já está acontecendo, mas não é uma revolução tecnológica, e sim, humana. Afinal, não adianta termos inúmeras possibilidades tecnológicas, se as pessoas não mudam seu mindset e não aproveitam as oportunidades. O meio digital por si não altera a forma como a sociedade funciona, mas sim os novos comportamentos.

Nas organizações, esta mudança deve ocorrer no modelo top down para ter resultado. Os líderes precisam ter a consciência da importância de implementar estas mudanças e inovações para que, depois, elas se apliquem ao modelo botton up e se espalhem por todos os campos da empresa.

Ficou interessado sobre o tema? Então, inscreva-se no ME B2B Summit para assistir à palestra na íntegra.

 

Sobre Walter Longo

Walter Longo é publicitário e administrador de empresas com MBA na Universidade da Califórnia. É também empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Anteriormente, foi Presidente do Grupo Abril e Mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP, que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML, entre outras.

 

Fique por dentro de todas as novidades 

Este texto faz parte de uma série de postagens com novidades sobre o ME B2B Summit 2019. Ainda temos muita coisa legal para dividir com você.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o aquecimento do evento.

E se você ainda não comprou seu ingresso, acesse o link e garanta o seu agora. As vagas são limitadas!

Até a próxima! ?