e-sourcing

A área de compras vive um desafio constante para reduzir o custo total de aquisições. Contudo, só o menor preço não basta,  pois é preciso manter ainda a qualidade dos produtos e serviços adquiridos e melhorar a eficiência dos processos de compra. 

Cada vez mais o e-sourcing vem sendo usado nas empresas para atingir esses objetivos. A partir dessa metodologia, os profissionais compradores podem reduzir os custos e garantir a qualidade de produtos.

O que é o e-sourcing?

É o processo que auxilia os profissionais de compras a tomar decisões mais assertivas em termos de custos e qualidade por meio de plataformas online. O e-sourcing permite que as empresas realizem os processos de compras utilizando as melhores práticas de negociação para cada categoria de suprimento.

É importante destacar que o e-sourcing conduz as negociações de maneira justa e transparente, uma vez que os fornecedores sabem que estão participando de um processo de concorrência e negociação. A diferença é que, em vez de cotar preços um a um com cada fornecedor, o setor de compras faz isso de uma maneira rápida e unificada.

Como o e-sourcing é usado pelos profissionais de compras?

As equipes de compras fazem uso do e-sourcing para otimizar o trabalho de cotações de preços junto aos fornecedores. Assim, o primeiro passo para aplicação deste método é selecionar uma ferramenta adequada ao negócio da empresa.

Isso vale para empresas de todos os portes e segmentos. Deste modo, as transações comerciais são viabilizadas de forma mais eficiente e há ganhos significativos nas compras corporativas.

Além de aceitarem lances e orçamentos, as ferramentas de e-sourcing ajudam ainda na busca por informações e escolhas de fornecedores. Elas permitem importar e exportar informações das fontes de fornecimento, facilitando a integração dos dados.

Quando os compradores utilizam o e-sourcing, as negociações são facilitadas, ganhando agilidade e transparência. Os próprios fornecedores ficam propensos a fazer suas melhores ofertas, sendo mais competitivos e criativos em relação aos valores e condições oferecidos.

Quais são os benefícios gerados pelo e-sourcing?

O uso do e-sourcing pelas áreas de compras e suprimentos traz uma série de benefícios. A seguir, listamos os principais deles:

Redução de preços

Ao automatizar e amplificar a concorrência entre os fornecedores, o e-sourcing permite reduzir consistentemente os preços oferecidos. As plataformas online otimizam os processos de negociação que antes seriam complexos e desgastantes, gerando orçamentos ainda melhores e com menos esforços.

Economia de tempo

Com a utilização do e-sourcing, as cotações são mais ágeis, uma vez que tudo é feito online e de forma automatizada. Mas não é só isso! O processo de avaliação e homologação de fornecedores também se torna mais rápido, pois as informações são disponibilizadas de forma organizada e padronizada.

Maior assertividade nas propostas

Sabe-se que, quando o fornecedor envia uma proposta inadequada ou sem as informações necessárias, quem perde tempo é a equipe de compras. Por outro lado, a plataforma online fornece o acesso rápido para o envio e recebimento de dados, tornando também o trabalho das empresas fornecedoras mais prático.

Aumento da transparência

Em um processo tradicional de cotação de preços é comum que um fornecedor faça sondagens com seus concorrentes. Afinal, ele não sabe se existem, ou não, outras empresas participando da mesma cotação.

Com o e-sourcing, fica claro desde o início que existe concorrência e que haverá negociações com outras fontes de fornecimento. Tanto fornecedores quanto compradores ficam mais à vontade para trabalhar em parceria, com foco no sucesso da aquisição.

Terceirização das atividades de compras

Não há dúvidas de que a terceirização pode ser uma grande aliada das empresas para melhorar a produtividade e reduzir os custos. Ao utilizar uma plataforma de e-sourcing, as equipes de compras podem terceirizar uma maior quantidade de tarefas e se concentrar nas aquisições mais estratégicas para o negócio. E tudo isso com menos retrabalho e maior excelência.

Criação de um banco de dados

Poucas empresas se dão conta no dia a dia, mas ter um histórico das cotações e transações facilmente acessível auxilia muito nas tomadas de decisão estratégica do setor. Com a utilização de uma plataforma de e-sourcing, o gestor da área de compras passa a ter um histórico de todas as aquisições com dados valiosos para a empresa.

Como escolher uma ferramenta de e-sourcing?

Atualmente, é possível encontrar diferentes modalidades de plataformas de e-sourcing. A escolha da solução a mais adequada para a sua empresa deve levar em conta alguns pontos como amplitude do mercado fornecedor, complexidade da aquisição, importância estratégica do produto ou serviço e sua necessidade operacional.

Algumas plataformas possuem funcionalidades mais básicas. Por isso, caso a companhia necessite de um alto esforço para compras corporativas, vale a pena investir em uma ferramenta mais robusta.

O e-sourcing se tornou praticamente obrigatório para as empresas que realizam aquisições estratégicas e precisam lidar com diversos fornecedores e aquisições. Se você já usa o e-sourcing, quais os benefícios que ele trouxe para sua empresa?