Na semana de 28/06 a 02/07, o Mercado Eletrônico promoveu a Semana da Diversidade para seus colaboradores, em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no dia 28 de junho. Para discutir assuntos importantes sobre esta agenda, o ME recebeu convidados especiais de grandes empresas, como Melissa Cassimiro e Edison Augusto (Accenture Brasil), Esabela Crus (Mercado Livre), Danilo Mazzi (Bloomberg), William Pinheiro (Dell Technologies) e Fabiana Araujo (Barilla).

Participaram também: Marcio Orlandi, do Pride Bank, primeiro banco digital com foco LGBTQIA+; Ivone de Oliveira, conhecida nas redes sociais como “Gata de Rodas”; Alberto Silva, fundador e coordenador da Casa Florescer, uma ONG que atende transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade social; e Marcelo Gallego, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

A drag queen Jade Odara, uma das principais ativistas do movimento, foi  convidada para mediar o painel “A importância de celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+ e apoiar a comunidade diversa”. Jade contou sua história, falou sobre respeito e o quanto é fundamental ter aliados nessa causa.

Diversidade é a nossa cara!

A ação foi organizada pelo comitê de diversidade da companhia, o DiverseME, que tem cinco pilares principais – LGBTQIA+, empoderamento feminino, etnias, raças e PCDs – a programação contou com painéis educativos e informativos sobre diversidade e inclusão, temas cada vez mais presentes no Mercado Eletrônico.

Para abrir a Semana da Diversidade, cada colaborador recebeu em casa o Kit Diverse ME, composto por camiseta, adesivos e uma cartilha educativa “Diversidade sexual e a cidadania LGBTI+”, com orientações sobre a importância de abraçar a diversidade em todas as suas dimensões.

Além disso, os membros do DiverseME participaram de uma roda de conversa sobre diversidade e empregabilidade com a presença de pessoas dos núcleos de diversidade de outras empresas.

Cultura inclusiva e diversa

Entre os eventos da programação, aconteceu também um painel direcionado às lideranças da empresa, com objetivo de engajar líderes no combate ao preconceito e à discriminação no ambiente de trabalho e, ainda, fomentar a seleção de novos talentos.

“Nosso comitê de diversidade é aberto a todos os colaboradores. É parte da nossa cultura respeitar e acolher as pessoas. Nosso aprendizado é constante e essa troca é sempre muito rica”, declara Adriana Oliveira, diretora de Recursos Humanos do ME.

Para o ME, não basta falar em diversidade. Tem de ser. 😉

Fique por dentro das notícias do ME nas redes sociais: LinkedInInstagramFacebook e no canal do Youtube.