MELAb reune clientes em torno de atividades em um dia no ME.
O Mercado Eletrônico realizou hoje o seu primeiro MELab, uma jornada de atividades ao lado de clientes parceiros, desenvolvida pelo ME para entender a fundo a visão de quem mais se beneficia com as nossas soluções tecnológicas: o cliente.

Baseada em metodologias usadas no Vale do Silício para resolver problemas de diferentes negócios, a experiência reuniu um grupo em torno de ações de Design Thinking e User Experience (UX), como uma dinâmica de Crazy Eight, técnica usada para gerar ideias interessantes de aplicativos, funcionalidades e melhorias a partir das necessidades dos usuários.

Mais tarde foi a hora do ME lançar um desafio no qual os profissionais de compras convidados tiveram que pensar nas principais dores que surgem durante a busca de fornecedores e parceiros. “Foi uma experiência muito interessante para poder enxergar o problema dos outros colegas compradores e entender as dificuldades de todos os lados”, contou Fernando Battistini, do Banco Pan, sobre a jornada.

Habituado com a rotina de encontrar novas fontes de fornecimento e de correr para garantir qualidade, performance e o lead time pretendido, Bruno Rocha, do Shopping Iguatemi, falou ainda que, além do aprendizado, a experiência proporcionou o contato com novas formas de trabalho ao lado de outros compradores. “O que pode servir para agregar mais conhecimento ao meu dia a dia”.

A cliente Ariane Oliveira, da Vale Fertilizantes, disse que a iniciativa do ME a surpreendeu. “Eu realmente não esperava algo assim. Com essa ação eu consigo ver que o Mercado Eletrônico é uma empresa proativa que está preocupada em ajudar o nosso trabalho e em conquistar uma fatia maior do mercado”.

Após o brainstorming, os clientes foram convidados para a fase de prototipação, que serviu como um experimento para a validação das ideias previstas na etapa anterior. Por fim, Danillo Oliveira, responsável por UX/UI do Mercado Eletrônico, apresentou funcionalidades futuras que em breve estarão disponíveis.

Mais inovação para melhores resultados

A transformação digital é uma das maiores inspirações para as mudanças recentes no Mercado Eletrônico, que incorporou processos mais dinâmicos ao dia a dia da empresa ao investir em uma nova cultura interna e em metodologias organizacionais ágeis, mais alinhadas às tendências atuais.

Foi essa nova abordagem que deu impulso para a criação do MELab, uma iniciativa para trazer as necessidades e dificuldades dos clientes para os times internos. “O cliente pode fazer parte da nossa estratégia de melhoria de produtos, principalmente, para aferir a eficácia de outras mudanças na plataforma e das principais dificuldades enfrentadas. A ideia disso é realmente aproximar o cliente do Mercado Eletrônico”, revelou Diogo Morgado, de pós-vendas do Mercado Eletrônico. “A nossa intenção é que essa ação não seja isolada e que tenhamos novos eventos em breve”.

O MELab também promove o networking entre compradores de vários segmentos. “Essa primeira edição foi muito especial, pois houve um grande engajamento dos nossos clientes em cada uma das atividades propostas”, contou Fernanda Telles, também do pós-vendas do Mercado Eletrônico. “Pudemos tirar vários aprendizados que servirão de insumo nos próximos planos de ação”.

Cada vez mais focados em favorecer o sucesso do cliente, os colaboradores do ME aproveitaram o MELab para avaliarem todas as questões levantadas pelos presentes sobre utilidade e usabilidade das soluções, além da facilidade de uso das ferramentas. “Foi muito produtivo, pois os clientes trouxeram uma vivência do dia a dia deles para o desenvolvimento de novos parceiros de negócios”, afirmou Vivian Carmo, da área de marketplace do Mercado Eletrônico.