melhores-fornecedores

Os insumos representam boa parte dos custos de produção das empresas e, portanto, manter uma relação saudável e de longo prazo com melhores fornecedores é essencial para o sucesso do negócio. A título de curiosidade, na construção civil, as despesas com insumos representam cerca de 44% do chamado Custo Unitário Básico da Construção, o que reforça ao setor a importância de encontrar os melhores fornecedores e desenvolver uma gestão de compras verdadeiramente eficiente.

Segundo especialistas, uma das principais falhas das empresas é não promover um alinhamento institucional com seus provedores de materiais, equipamentos e serviços, gap de comunicação que pode comprometer o fluxo produtivo da organização. Outro problema apontado é atentar-se apenas em questões superficiais, como preço e prazo.

Para que você não cometa os mesmos erros de seus concorrentes, listamos abaixo 7 passos para encontrar os melhores fornecedores. Saiba como geri-los em seu cotidiano, revolucionando a gestão de suprimentos em sua companhia. Confira!

1. Faça uma pesquisa de mercado aprofundada antes de inserir cada fornecedor em seu banco de dados

Eficiência nos processos de requisição, redução nos prazos de entrega, preços adequados, transparência, etc.: ter uma gestão da cadeia de suprimentos de excelência passa por desenvolver critérios rígidos para encontrar os melhores fornecedores, o que significa implementar metodologias modernas e analíticas e sistemas da informação que auxiliem no processo de seleção desses stakeholders.

Dessa forma, busque referências, avalie os depoimentos de outros clientes e, principalmente, não abra mão de recursos tecnológicos para automatizar e reduzir o tempo gasto no processo de análise de fornecedores. Já existem, aliás, sistemas de inteligência operacional voltados à área de suprimentos, capazes de realizar a homologação, a avaliação e o estudo dos melhores fornecedores do mercado.

Utilizando algoritmos matemáticos e cruzando montanhas de dados automaticamente, uma solução de inteligência operacional ligada à área de suprimentos consegue verificar se a empresa a ser contratada possui toda a documentação necessária, produtos e bom histórico no mercado para prever possíveis dificuldades e monitorar a qualidade de forma imediata. Detalhe que faz toda a diferença no ganho de agilidade nos processos de compra e follow-up, na manutenção dos níveis de estoque e na redução de custos operacionais.

2. Promova o alinhamento institucional com seus fornecedores

A crescente implementação de estratégias como Supply Chain Management (SCM) na gestão de relacionamento de empresas com fornecedores sinaliza que as organizações já perceberam a clara interdependência de todos os membros da cadeia produtiva no sucesso mútuo. Por isso, o isolamento que era característico das antigas relações entre setor de compras e provedores de produtos vem sendo substituído pelo estímulo a relações de longo prazo, aproximação entre stakeholders e até reuniões conjuntas de alinhamento institucional, com o objetivo de harmonizar processos para que o fornecedor consiga vender mais e a empresa não sofra ruptura de estoques por flutuações inesperadas na demanda.

Vale lembrar que, em muitas organizações, existem até mesmo sistemas integrados a fabricantes, a fim de prover informações de suprimentos aos fornecedores e automatizar processos de compra. Condições como prazos de entrega e modais disponíveis são outras questões que podem ser alinhadas e até colocadas disponíveis para visualização em sistemas específicos.

O que não é recomendado de forma alguma é se deixar levar pela “tentação do preço mais baixo”, o que motiva alguns gestores da área de compras a incharem sua base ativa de fornecedores, estabelecendo uma relação transitória e rotativa com múltiplas empresas, sempre tomando por base apenas o preço. Isso impossibilita a criação de vínculos, retira a força de negociação no processo de aquisições e coloca qualidade em segundo plano. Não basta ter bons fornecedores, é preciso ter uma boa gestão de relacionamento com as fontes de fornecimento.

3. Cheque o tempo de mercado e o porte do fornecedor

Know-how e capacidade produtiva são duas questões de extrema importância na hora de encontrar os melhores fornecedores. Isso porque não são raros os casos em que fabricantes assinam contratos de suprimentos de insumos muito além de sua capacidade de entrega. Mais adiante, isso pode resultar em atrasos, entregas parciais e, evidentemente, baixas no estoque.

Portanto, dê preferência a fornecedores com experiência na provisão de matérias-primas/equipamentos em volume compatível com as necessidades de sua empresa. Vale a pena, inclusive, fazer uma espécie de benchmarking, pesquisando quais são os fornecedores da concorrência.

4. O cumprimento de prazos depende também da sua empresa

Agilidade e flexibilidade são essenciais para que sua empresa tenha sempre os melhores produtos, com custo de produção mais baixo e sempre disponíveis no mercado. Para isso, todos os membros de sua cadeia produtiva precisam estar em sintonia, com especial atenção aos fornecedores.

Mas não basta apenas depender do fornecedor: a empresa precisa dispor de sistemas inteligentes para calcular eletronicamente indicadores fundamentais ao setor de compras, tais como Ponto de Pedido, Lote Econômico de Compra e Estoque Mínimo. Se sua organização tiver uma boa capacidade de antever flutuações sazonais na demanda, é possível disparar ordens de aquisição com antecedência e evitar depender inteiramente da eficiência do fornecedor. Perceba que o cumprimento de prazos depende da excelência do fornecedor, mas também, da existência em sua empresa de mecanismos de gerenciamento de estoques.

5. Utilize o e-sourcing

O chamado e-sourcing é uma abordagem muito usada nas áreas de compras e suprimentos. Seu método consiste em analisar profundamente o custo total de aquisição de todos os produtos e serviços utilizados no ciclo produtivo, mapeando suas especificações, níveis de serviço e situação de mercado de fornecedores. Além disso, possibilita a incorporação de varáveis como necessidades dos clientes e objetivos organizacionais. Todo esse trabalho é feito no intuito de encontrar o insumo exato para cada produto, maximizando os lucros sem perder qualidade.

A utilização dessa estratégia é fundamental para potencializar a parceria com seus stakeholders, mas ter ainda um sistema de gestão de relacionamento com fornecedores e uma solução de e-procurement é crucial em sua implementação.

6. Não dependa de um único fornecedor

Estimular relações de longo prazo com seus fornecedores não quer dizer que você deve restringir seu banco de dados a apenas uma fonte de fornecimento. Por melhor que seja seu fornecedor de produtos e serviços, incidentes acontecem e se você não tiver um plano B (C,D, E…), certamente terá problemas em sua linha de produção.

7. Atente-se à qualidade dos produtos adquiridos

Prazo, preço e qualidade excelentes são os itens que compõem a “tríplice coroa” de um bom fornecedor e são essas variáveis que devem nortear o processo de escolha da empresa que vai prover suas necessidades produtivas ou de serviço. Entretanto, é importante destacar que, destes, a qualidade deve ser o primeiro critério a ser analisado.

Vivemos hoje em uma era digital e onde as informações se propagam facilmente. Os consumidores finais também estão altamente exigentes e, ao utilizar insumos de baixa qualidade, isso pode afetar seriamente o seu produto final e a imagem de sua empresa.

Agora você já conhece todos os passos para promover uma boa gestão e encontrar as melhores fontes de fornecimento para a sua empresa. Não deixe de compartilhar também nos comentários a sua experiência com a seleção de fornecedores. E até o próximo post!