Great Place to Work 2018 Mercado Eletrônico

O Mercado Eletrônico acaba de ser eleito pelo Great Place to Work como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar em 2018. Com nota de 91% de satisfação na pesquisa feita com colaboradores, o ME se destaca no cenário brasileiro e reforça seu valor “Pessoas em Primeiro Lugar”.

O GPTW é realizado em 53 países e lista, em seus rankings, as empresas que oferecem padrão de excelência e ambientes de trabalho transformadores aos seus colaboradores. Cerca de 2280 empresas foram avaliadas e somente 150 receberam o troféu. O Mercado Eletrônico ficou em 27º no Ranking Melhores Empresas para Trabalhar – Médias Multinacionais 2018. A premiação aconteceu nesta segunda-feira (13/08), em uma cerimônia no Espaço das Américas, em São Paulo (SP).

A empresa recebeu o reconhecimento e se destacou ao definir estratégias que incluem alinhamento dos objetivos da empresa na comunicação com seus 198 colaboradores, orientados pelo valor “Pessoas em Primeiro Lugar”. De acordo com Adriana Oliveira, gerente de recursos humanos do Mercado Eletrônico, conseguir se destacar entre tantas empresas, reforça como a comunicação transparente dos valores e estratégias reflete positivamente no engajamento dos colaboradores e nos resultados da pesquisa do GPTW: “Não ficamos apenas no discurso, trabalhamos diariamente para oferecer um excelente ambiente e permitir o desenvolvimento dos nossos profissionais. Nossos colaboradores reconhecem e o resultado foi 91% de satisfação na pesquisa aplicada pelo GPTW”, afirma. “Em 2017, conquistamos o GPTW em Barueri e Região e, estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil, é mais um reconhecimento da nossa dedicação e de que estamos colocando em prática o nosso valor Pessoas em primeiro lugar”, completa.

Ainda segundo Adriana Oliveira, a estratégia organizacional da empresa está apoiada em três pilares fundamentais: confiança, engajamento e produtividade. “Capacitamos nossos líderes para que eles transmitam confiança aos seus colaboradores, de forma que eles estejam aptos a criar metas e desenvolvam seu plano de ação. Os líderes também são orientados a apoiar de perto e estarem sempre à disposição, transmitindo transparência e incentivando a cultura de confiança. Nós entendemos que a transformação do ambiente de trabalho vem aos poucos e não é uma tarefa fácil. Mas a atenção aos detalhes e as práticas diárias nos dá um direcionamento precioso e reflete em cada resultado”, conclui.

“Para quem está nessas empresas, segunda-feira não é um trauma”, expressou Fernando Luna, diretor editorial da Editora Globo, durante a premiação. “Um estudo mostrou recentemente que 56% dos funcionários não estão satisfeitos com o trabalho. É uma verdadeira epidemia de frustração”. Luna ainda enfatizou a importância de afastar o desânimo das empresas. “Gente feliz é 10% mais produtiva. Portanto, chega de ambiente tóxico. Chega de guerra corporativa. É mau negócio. Faça amor, não faça hora extra”.

Ações internas para desenvolvimento do colaborador

O valor “Pessoas em Primeiro Lugar” orienta todas as ações do Mercado Eletrônico, desde desenvolvimento de aplicativos para uso interno que avalia o desempenho dos colaboradores até a otimização do ambiente, para engajar seus colaboradores e manter a equipe motivada.

Dentre as práticas, a implementação da metodologia OKR (Objectives & Key Results) deu voz aos colaboradores na elaboração de objetivos inspiradores e resultados mensuráveis no planejamento trimestral e o desenvolvimento interno de um aplicativo chamado “Gente & Gestão”, que permite avaliar o desempenho dos colaboradores facilitando a comunicação e aproximando o contato entre todos. Como consequência, a companhia otimizou a execução de tarefas e pôde alinhar os objetivos de seus profissionais aos da empresa.

Outra prática, mais recente, foi a otimização de espaço. Ainda neste ano, a empresa, que antes possuía duas unidades (uma em Barueri e outra na Vila Olímpia, em São Paulo) reuniu seus profissionais na mesma sede – o que facilitou a comunicação com os colaboradores e maior proximidade na troca de experiência.

Oportunidades

Para os profissionais interessados em fazer parte da organização, o ME está com vagas nas áreas de vendas e TI. O processo de seleção será composto por três fases: uma primeira etapa de análise dos currículos inscritos, seguida por uma avaliação na área de Recrutamento e Seleção e, por último, uma avaliação com a área requisitante. Além dos benefícios oferecidos pela empresa, todas as vagas concedem assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-refeição, vale-transporte e PLR (Participação nos Lucros).

A conquista do GPTW 2018 do Mercado Eletrônico está repercutindo os portais InforchannelMundo RH, Terra, Negócios em foco e Exame.

Confira a lista de empresas que foram premiadas no Great Place to Work 2018 no portal Época Negócios.

Siga o Mercado Eletrônico nas redes sociais – Facebook e Linkedin e fique por dentro das novidades.