Confiança. Substantivo feminino que traduz o sentimento de quem confia, acredita na sinceridade de algo ou alguém. Colaboração. Substantivo feminino que traduz o efeito de colaborar, ajudar, trabalhar em colaboração. Ambos os substantivos têm ficado em evidência nos modelos de gestão das grandes organizações na era pós-moderna.

A gestão baseada na confiança e colaboração pode ser o segredo para o sucesso da sua equipe. Os líderes estão atingindo um novo estágio de maturidade e consciência, o que traz visão de negócios inovadora, e possibilita contribuir ainda mais para o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa.

Ficou interessado no assunto? “Confiança e colaboração na gestão pós-moderna” é mais um dos temas que serão abordados no ME B2B Summit 2019. A palestrante que vai apresentar o assunto é Poliana Abreu, head de conteúdo, inovação e parcerias internacionais da HSM.

Confira alguns insigths sobre o tema e garanta já o seu lugar, pois as vagas são limitadas!

 

Os modelos de gestão: confiança e colaboração

Os modelos de gestão traduzem estratégias que visam contribuir com a conquista de resultados. Eles são fundamentais para influenciar a equipe na execução das atividades com maior eficiência. Caso não exista uma estratégia bem definida, muito provavelmente a equipe não conseguirá trabalhar em alta performance.

Portanto, é preciso ter calma e muito discernimento para escolher qual modelo sua empresa deve seguir, bem como a opção que se encaixa melhor naquele determinado momento da companhia.

É importante lembrar que não existe um modelo ideal a seguir, porém, com a transformação digital e a onda de inovações, os estilos de gestão mais centralizadores e autoritários são malvistos e acabam truncando o andamento dos negócios. Além disso, atrasam fatores de criação, inovação e otimização de processos.

Atualmente, os principais modelos de gestão, que estão em ênfase junto com a indústria 4.0, são: (1) Gestão por Confiança e (2) Gestão Colaborativa.

 

Modelo de gestão por confiança

Este é um modelo que visa fortalecer o relacionamento com os colaboradores, a fim de torná-los peças-chave para o desenvolvimento do negócio. Por meio da confiança, os líderes conseguem conduzir de forma segura o negócio, controlando os conflitos e as incertezas, e ainda ter um time completamente engajado.

A confiança proporciona entrega total, já sua ausência fomenta resistência e entrega parcial da equipe. Portanto, esse substantivo não pode ficar apenas no discurso. É importante criar condições para que ele floresça, cresça e se estabeleça como o fio condutor dos relacionamentos.

 

Modelo de gestão colaborativa

Devido ao aumento da competitividade no mercado, as relações de trabalho ficaram cada vez mais intensas e dinâmicas. Isso fez com que as empresas se adaptassem a essas constantes transformações e implantassem modelos de gestão colaborativos.

Também conhecido como gestão horizontal, trata-se de um modelo descentralizado, onde não existe uma hierarquia rígida entre os colaboradores. Neste estilo, é importante que todos os funcionários entendam claramente suas responsabilidades para que, juntos, despertem a consciência e contribuam para atingir resultados.

Na gestão colaborativa, todos trabalham em conjunto para o sucesso do negócio.

 

Por que não juntar os dois?

A implementação de um modelo que consiga unir o melhor da confiança e da colaboração pode ser a chave para o sucesso das empresas na era pós-moderna.

Conquistar a alta performance dos colaboradores, por meio da confiança, e a divisão de responsabilidades, de forma justa entre os integrantes da equipe, pode impulsionar a inovação e a conquista de resultados por parte da companhia.

Em um mundo onde tudo se transforma, ter pessoas engajadas, responsáveis e que contribuam com ideias para o desenvolvimento dos negócios é essencial. Existem inúmeras empresas que já estão adotando este modelo de gestão e conquistando inúmeras vantagens.

No ME B2B Summit 2019, você terá a chance de ver vários cases de sucesso de empresas que já adotam o modelo de “Confiança e colaboração na gestão pós-moderna”. Acesse o site oficial e garanta seu lugar agora.

 

Sobre Poliana Abreu

Head de conteúdo, inovação e parcerias internacionais da HSM. Responsável pela revista HSM Management e pela curadoria do maior evento de gestão da América Latina, o HSM EXPO.

 

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os preparativos do evento referência em e-commerce B2B. 😊