O ME B2B Summit, que aconteceu na quarta-feira passada (dia 19/09), foi um sucesso!

O evento, realizado pelo Mercado Eletrônico, reuniu 13 palestrantes em mais de 8 horas de conteúdo e se tornou um marco no segmento de Comércio Eletrônico B2B.

Pontualmente às 08h45, o mestre de cerimônia Marcio Ballas iniciou o dia com muita descontração, levando energia para os mais de 400 participantes presentes no Theatro NET, em São Paulo.

Confira agora o resumo que preparamos com os principais pontos abordados em cada um dos temas:

 

1. Pensamento exponencial

André Bello no palco do ME B2B Summit

André Bello, autor e palestrante nas áreas de inovação e criatividade, foi o primeiro convidado a subir ao palco do ME B2B Summit. Membro da Singularity University, André ressaltou o crescimento exponencial da tecnologia e a capacidade que cada indivíduo tem de criar futuros desejáveis. Em sua conclusão, mostrou três aspectos prováveis do futuro:

(1) o amanhã será completamente diferente de tudo o que já vivemos;
(2) o futuro será humano;
(3) a época exponencial é o melhor momento para se viver.

Com certeza, uma visão otimista do que está por vir!

 

2. A automação no trabalho e os impactos para você

Nicola Calicchio no palco do ME B2B Summit

Nicola Calicchio, sócio sênior da McKinsey, trouxe um tema para promover reflexão: no futuro, 50% das profissões conhecidas serão automatizadas. Os cargos operacionais irão diminuir drasticamente, enquanto os gerenciais irão crescer. Para se manter competitivo nesta nova realidade, será necessário ter resiliência e habilidades socioemocionais. Será que você está preparado para fazer parte deste novo contexto?

 

3. Gestão estratégica nas compras corporativas

ME B2B Summit Painel 1

Além de palestras, o ME B2B Summit também apresentou painéis com CPOs de grandes empresas. O primeiro reuniu Elmar Costa (Saint-Gobain), Gabriella Spinola (Accor) e Gustavo Pereira (Caterpillar), que contaram a pressão que existe por trás do segmento de compras, principalmente em um país inflacionário como o Brasil. Cada um deles falou sobre os desafios de liderar a área de compras e como as soluções tecnológicas auxiliam no desenvolvimento de estratégias vencedoras.

 

4. Organizações que aprendem

Guilherme Soarez no palco do ME B2B Summit

Guilherme Soarez, CEO da HSM, falou da importância das organizações antifrágeis nos tempos atuais. Ou seja, aquelas que aprendem e experimentam, mesmo diante do caos. O palestrante citou o lifelong learning e o microlearning como atitudes indispensáveis para se manter competitivo no mundo OMNI (mobile, orgânico, integrado e não linear) e reforçou: hoje, o colaborador é o protagonista de sua própria história.

 

5. Inovação em Compras B2B: a quarta revolução industrial chega aos suprimentos

Holger Schiele no palco do ME B2B Summit

Holger Schiele, palestrante internacional e professor da University of Twente Initiative for Purchasing Studies, contou no ME B2B Summit sobre a automatização na área de compras e a criação do conceito “Compras 4.0”. Sistemas cyber-físicos, pela primeira vez, estabelecem a ligação entre o mundo digital e o físico, e comunicação autônoma de máquina à máquina promete às empresas níveis de eficiência nunca antes sonhados. Como exemplo, ele citou seu projeto na universidade, que avisa quando o sabão do banheiro está no fim e aciona, automaticamente, um fornecedor para fazer a reposição. Para Holger, quem não cumpriu o dever de casa da 3ª Revolução Industrial será incapaz de fazer parte do próximo cenário.

 

6. Práticas, desafios e expectativas na gestão de compras

ME B2B Summit Painel 2

O segundo painel do dia contou com Fabricio Sosigan (Cinemark), Jerson do Nascimento Jr (JBS) e Renato Carreira (GRSA) para falarem de suas experiências no dia a dia de compras. Dentre os tópicos abordados, estavam questões como o Agile na cadeia de compras e plataformas automáticas para facilitar o processo de negociação. Ao final do bate papo, os três reforçaram que “fornecedores não são inimigos e que todos devem ser tratados com o mesmo respeito, independentemente do produto oferecido.”

 

7. Sustentabilidade em compras: da responsabilidade à inovação

Eduardo Sanches no palco do ME B2B Summit

Eduardo Sanches, sócio da Diagma Consulting, trouxe à tona questões econômicas e socioambientais que a maioria das empresas vive atualmente. Eduardo mostrou cases de como a sustentabilidade afeta os modelos de negócios atuais e a importância de pensar em uma perspectiva ampliada (muito além da sustentável). “Para as empresas verdadeiramente preocupadas com os impactos, o que importa não é o menor custo, mas o melhor custo”.

 

8. Design Sprint: onde design e velocidade importam

Carla de Bona no palco do ME B2B Summit falando sobre Design Sprint

Carla de Bona abordou o conceito de Design Sprint, metodologia criada pela Google Ventures, no Vale do Silício. Em uma palestra entusiasmada no ME B2B Summit, a designer e empreendedora mostrou que o Design Sprint 2.0 é um “atalho para o aprendizado”, que pode ser desenvolvido em 5 etapas e em apenas 4 dias. Com ele, é possível elaborar e testar praticamente qualquer ideia em 40 horas, sem precisar construir e lançar o produto propriamente dito. Ou seja, ideal para startups e empresas que precisam de velocidade.

 

9. A arte da transformação

Pedro Calabrez no palco do ME B2B Summit falando sobre A arte da transformação

Para fechar o evento, Pedro Calabrez, professor e neurocientista, subiu ao palco com uma apresentação intensa, impactante (e muito ovacionada). Pedro fez todos os participantes enxergarem outros pontos de vistas sobre autocontrole, preguiça, respeito nas relações interpessoais, inteligência colaborativa e brevidade da vida. O professor mostrou como a neurociência pode ter papel fundamental no desenvolvimento de um verdadeiro líder: aquele que é respeitado e não apenas temido por seus colaboradores.

 

O ME B2B Summit proporcionou um dia repleto de conhecimento. Promoveu uma série de reflexões pessoais e profissionais àqueles que acreditam que o futuro se faz com educação e colaboração. Ano que vem tem mais, pois temos muito conteúdo interessante para compartilhar com vocês.

Inscreva-se na nossa newsletter para acompanhar os próximos posts sobre o evento e as novidades da edição 2019, que será imperdível!