No dia 22/07, Luiz Gastão Bolonhez, VP do Mercado Eletrônico, foi um dos integrantes do debate sobre o tema “Transformação digital no planejamento da cadeia de suprimentos: barreira ou facilitador”, promovido pelo Inbrasc, no evento Jornada de Supply Chain.

O debate apresentado por Alex Leite, Diretor Educacional da Live University, contou também com a participação de Fábio Gonçalves, Diretor América Latina de Supply da Pepsi, Gustavo Taboas, CPO e VP de Supply do Albert Einstein e Mauro Friedrich, Diretor de Logística da Arezzo.

Todos os participantes concordam que a transformação digital é um facilitador para as empresas. Entretanto, cada um deles enfrentou, e ainda enfrentam, barreiras diferentes para a implementação da digitalização.

Confira os principais insights desta conversa!

 

As principais barreiras na digitalização da cadeia de suprimentos

Digitalizar processos ineficientes

É fato que a digitalização veio para trazer facilidades para a área de supply chain. Entretanto, já imaginou digitalizar um processo ineficaz? Desta forma, a empresa apenas levaria o problema que existe no trabalho analógico para o ambiente digital, não otimizando o processo, pois o mesmo continuaria engessado, correndo o risco de criar uma situação digital pior do que era a anterior.

Antes de iniciar a transformação digital, é necessário revisitar todos os processos da cadeia de suprimentos, a fim de que sejam compatíveis e eficientes em um ambiente tecnológico. Apenas deste jeito a empresa conseguirá extrair o potencial máximo da digitalização.

 

Sinergia entre as áreas da empresa

Quando falamos de transformação digital na cadeia de suprimentos, é óbvio que estamos abordando um movimento que engloba diversas áreas da empresa, principalmente a de TI.

Ter sinergia entre os times é fundamental para que o projeto e a cartilha de implementação da tecnologia sejam feitos de maneira organizada, além de terem menor atrito durante o andamento.

A principal barreira que podemos encontrar neste tópico, além da falta de sinergia, é claro, são as burocracias enfrentadas pelos times de TI para a integração e absorção da tecnologia no cenário em que a empresa se encontra. É comum ter problemas de compatibilidade sistêmica e diversas outras questões relacionadas ao link entre as plataformas.

Por este motivo, a equipe de TI precisa fazer parte do projeto de transformação digital, justamente para levantar os pontos fracos e fortes que o sistema pode oferecer durante a sua implementação.

 

Tecnologia com usabilidade amigável

A pressão da digitalização feita pela concorrência tem criado um senso de urgência em muitas empresas, apressando um projeto que precisa ser bem planejado e estruturado.

Na ânsia de começar a transformação digital dos processos da cadeia de suprimentos, várias companhias acabam optando pela primeira tecnologia que encontram, sem nem saber se ela conseguirá absorver todos os processos de suas áreas, ou se ela oferece uma usabilidade amigável para que seus colaboradores possam desempenhar um bom trabalho.

É muito provável que a primeira solução encontrada não seja a ideal para o seu negócio. A ideia é que esta pesquisa seja feita com muitos critérios e a decisão pela qual escolher deva ocorrer em conjunto com as principais partes da empresa.

 

Cultura e estrutura organizacional

Uma das grandes barreiras para iniciar a transformação digital nas empresas é a resistência por parte dos colaboradores, da cultura e da estrutura organizacional.

É natural que toda mudança gere um desconforto. Principalmente, se falamos de tecnologias que otimizam os processos das áreas. Isso pode gerar uma certa insegurança nos profissionais.

Para contornar esta situação, prepare seus colaboradores, antes de iniciar a adesão de uma tecnologia. Para minimizar os impactos da mudança e garantir a cooperação de todos, conscientize sobre o que a empresa espera da digitalização. Explique que as inovações são aliadas e não concorrentes.

Crie rodas de bate-papo sobre o assunto, dê abertura para os colaboradores expressarem suas opiniões. A transformação digital começa nas pessoas e não nos processos.

Se os colaboradores comprarem a causa, certamente a digitalização acontecerá naturalmente.

 

Estes foram os insights do debate “Transformação digital no planejamento da cadeia de suprimentos: barreira ou facilitador”, do evento Jornada de Supply Chain 2020. Se você gostou, deixe o seu comentário!

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado B2B.

Até a próxima!