A inteligência artificial está ajudando as empresas a fazer negócios cada vez melhores

Investir na inteligência artificial possibilita expandir o potencial humano e melhorar a sociedade como um todo. Explorar novas possibilidades para que máquinas e seres humanos trabalharem juntos e vencer desafios antes intransponíveis é uma realidade.

Considerada a tecnologia mais importante da geração, a IA é a grande responsável pela transformação das esferas da vida atual. Dela surgiram assistentes virtuais capazes de entender e resolver questões de usuários e consumidores.

Cada vez mais madura, a Inteligência Artificial está transformando também a forma como enxergamos o trabalho. “Nós, que somos da área de compras e supply chain, temos uma grande responsabilidade em trazer inovação. Produtividade, economia, agilidade e colaboração, são palavras-chave para o negócio”, disse Luiz Gastão Bolonhez, vice-presidente comercial do Mercado Eletrônico.

Na esfera dos negócios, essa inteligência consegue capturar dados para produzir análises mais assertivas, identificando oportunidades e gerando benefícios.

A previsão do Gartner, de que 85% das interações de consumidores serão geridas pela IA até 2020, apenas reforça essa ideia.

Inteligência artificial para Compras 4.0

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Big data, analytics, machine learning, business intelligence e cloud computing são inteligências artificiais que criaram um novo leque de oportunidades para as empresas, inaugurando a era das Compras 4.0.

Para André Kerbauy, diretor de consultoria SaaS do Mercado Eletrônico, um dos maiores feitos da inteligência artificial aplicada à área de compras é processar um número muito maior de dados em um tempo menor, o que permitiu atualizar procedimentos tradicionais das empresas.

É o caso do Spend Analysis, processo de coleta, classificação e análise de dados de despesas. Este processo ajuda a diminuir os custos de aquisições, melhorar a eficiência e monitorar a governança.

Antes armazenado em planilhas, esse recurso costumava ser feito manualmente. “Hoje conseguimos fazer essa análise com cinco, seis, até dez critérios para se chegar a uma conclusão”, constatou Kerbauy.

“Com a IA conseguimos parametrizar sistemas e algoritmos e ter mais opções de critérios para a tomada de decisão em tempo real. E mais,, eu ainda consigo identificar tendências, padrões e minimizar riscos”.

 

Planejamento estratégico e automação

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Do ponto de vista tático, o alcance da inteligência artificial é igualmente maior para as compras estratégicas. “É possível ir além das informações de pedidos e ter também dados de contratos, de notas fiscais, entender como esses fatores estão ligados à tendência política e econômica do país”, explicou Kerbauy. Segundo ele, empresas fazendo requisições via mobile e até mesmo por comando de voz já é uma realidade.

Outro aspecto beneficiado pela tecnologia é a compra de materiais indiretos, cujos ganhos aparecem por meio de negociações. “A inteligência pode ajudar trazendo para o nosso dia a dia de compras a premiação automática de cotação para itens indiretos com baixo potencial de negociação. A partir de parâmetros como preço (hard saving), estoque e frete, o sistema pode decidir automaticamente a melhor compra, inclusive fechar o pedido.”

As vantagens da tecnologia são muitas. No entanto, a dúvida que paira no mundo corporativo é qual seria a melhor forma de implementá-la. “O ideal é ter sistemas de e-procurement implementados com nível de adoção que cubra a maior parte das compras. É pura gestão de mudança, mas é uma necessidade para dar um passo adiante”, respondeu Kerbauy.

 

Máquinas com capacidade de aprendizagem

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Entre as inteligências artificiais, o machine learning (ML) é uma importante parte da estratégia de inovação de uma empresa. Além de usar o trabalho intelectual produzido por humanos, o ML ajuda nas decisões com base de dados. Desta maneira, as conclusões se tornam mais precisas e objetivas.

A área que mais tem se beneficiado com o aperfeiçoamento do machine learning é a de Supply Chain. É o que aponta a descoberta do estudo “Tecnologia e Inovação para o Futuro da Produção: Acelerando a Criação de Valor”, realizado pelo Fórum Econômico Mundial e a A.T. Kearney.

Segundo ele, os fabricantes estão avaliando a combinação de tecnologias emergentes para melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos e otimizar estoques.

Mesmo sem percebermos, o ML já é uma das forças invisíveis que mais tem impulsionado a mão de obra alocada. Ela pode ser aplicada para a análise de gastos, análise de risco, de projetos e análises de eventos de sourcing. Além disso, ela favorece a inteligência de mercado, a previsão de preços, a análise avançada de contratos, entre outros.

 

Redução de erros e otimização de processos

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O estudo da McKinsey calcula que o aprendizado de máquina reduzirá os erros de previsão da cadeia de suprimentos em 50% e diminuirá as vendas perdidas em 65%, melhorando a disponibilidade do produto.

As cadeias de suprimentos são a força vital da maior parte dos negócios. A previsão é que a aprendizagem de máquina reduza os custos de transporte e armazenagem. Devido a este aprendizado, é possível reduzir o estoque global de 20 a 50%.

Para entender como o machine learning funciona, basta pensar neste problema recorrente das empresas: a entrada de notas fiscais. Ao receber uma nota fiscal, a empresa precisa associá-la ao pedido. “Porém, quando isso não acontece, um humano terá que fazer esse trabalho repetitivo de juntar o item do fornecedor ao item que está cadastrado em um ERP ou uma planilha”, contou Kerbauy.

Esse tipo de dificuldade pode ser superada por meio do machine learning. “A tecnologia vai sugerir essas ligações nas atividades futuras”, comentou o executivo.

Outra aplicação em compras são os dispositivos como os APIs. Eles são capazes de passar informação para o interlocutor sem que ele precise conhecer todo o conteúdo de um contrato. “Essas ferramentas descobrem quem são as personas de um contrato, ou seja, se são fornecedores, compradores, advogados, se estão propensos a negociar, se as condições contratuais são severas”, explicou.

 

Sourcing x Machine Learning

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No caso do sourcing estratégico, soluções desenvolvidas com machine learning favorecem os insights inteligentes e a colaboração, apresentando mais dados em tempo real e promovendo tomadas de decisões mais rápidas, com menos riscos entre os líderes.

Por exemplo, a tecnologia permite enviar alertas e recomendações pautadas no que o usuário faria em determinado tipo de situação. Esses alertas estão baseados em transações anteriores, porém, acontece tudo em tempo real.

 

A inteligência artificial pode trazer muito valor aos negócios, entretanto, os executivos ainda não estão seguros para investir em tecnologia.

“Em breve, as empresas perceberão que a base da competição está mudando.

A partir de agora, as empresas aptas a competir entre elas serão aquelas com mais poder de absorver e organizar seus dados”, orientou.