O uso da cloud computing, ou computação em nuvem, cresce de forma acelerada no mundo todo. É o que indica um estudo recente do Gartner, maior empresa de pesquisas em TI.

O estudo mostra que 70% das organizações que usam serviços em nuvem pretendem aumentar ainda mais seus investimentos nas soluções digitais até 2024. A pesquisa aponta ainda que o aumento do consumo de plataformas como serviço (PaaS) tem sido impulsionado principalmente pelo trabalho remoto.

A adoção da computação em nuvem não só impacta a competitividade das empresas, como também contribui para frear o aquecimento global. A International Data Corporation (IDC) prevê a redução de 1 bilhão de toneladas de CO2 até 2024, com a otimização de infraestruturas de TI.

A seguir, contamos o que é SaaS (Software as a Service) e PaaS (Plataform as a Service) e selecionamos os principais benefícios da cloud computing para a gestão de compras B2B.

O que é SaaS?

SaaS é a sigla para Software as a Service (software como um serviço, na tradução livre), que utiliza a nuvem para entregar serviços e permite acesso de qualquer lugar e dispositivo conectado à internet. O exemplo mais simples de SaaS é o serviço de e-mail.

O modelo SaaS já é uma tendência no mercado, principalmente porque elimina a necessidade de infraestrutura física e instalações de hardwares e softwares. Por essa razão, o SaaS acaba com os custos de instalações de programas, manutenções e atualizações.

O que é PaaS?

PaaS significa Plataform as a Service, ou seja, plataforma como um serviço, conhecida também como “plataforma na nuvem”. O modelo PaaS possibilita aos usuários desenvolver, testar, implantar e gerenciar aplicativos de negócios no ambiente digital, sem se preocupar com a infraestrutura de TI.

Os provedores da plataforma PaaS são responsáveis por gerenciar a segurança, os sistemas operacionais, o software do serviço e os backups. O uso do SaaS impulsiona o trabalho colaborativo, pois permite que todos os colaboradores trabalhem no mesmo projeto.

Confira também o post “SAAS e PAAS: maior controle de compra e venda na palma de suas mãos“.

 

Principais benefícios da nuvem para o supply chain management

1. Escalabilidade

O termo “escalabilidade” está relacionado à capacidade de uma empresa de atender ao aumento das demandas, sem perder a qualidade.

A adoção da nuvem na gestão de compras B2B garante mais escalabilidade, porque os recursos são facilmente adaptáveis a essas necessidades.

Uma cadeia de suprimentos escalonável integra pessoas, processos e tecnologia, o que é fundamental para ganhar agilidade e competitividade em um mercado cada vez mais dinâmico.

 

2. Visibilidade

O aumento da visibilidade é significativo ao optar por uma solução em nuvem, já que os dados são atualizados em tempo real.

Esse fator também impacta positivamente na transparência das informações, o que favorece o compliance, a colaboração de todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos e o gerenciamento de riscos na gestão de compras B2B.

Além disso, ter rápido acesso a dados e KPIs são essenciais para tomadas de decisão e insights mais assertivos.

 

3. Automatização

Com a adoção de uma solução em nuvem, como o e-Procurement do Mercado Eletrônico, uma ferramenta P2P (Procure-to-Pay), é possível eliminar os custos gerados por processos manuais e descentralizados.

A automatização do trabalho libera as equipes para trabalhar de forma inteligente, com estratégias de curto e longo prazo, o que, além da redução de gastos desnecessários, aumenta a força competitiva das empresas.

Aqui no blog, temos um post sobre como o e-Procurement automatiza a gestão de compras.

 

4. Retorno sobre Investimento (ROI)

Além de aumentar consideravelmente a produtividade das empresas, as soluções em nuvem ajudam a evitar perdas financeiras em compras B2B.

Isso porque, ao adotar uma ferramenta SaaS ou PaaS, a velocidade e a disponibilidade dos serviços impactam positivamente na economia das organizações.

Outro fator importante para o ROI com a adoção de soluções em nuvem é o aumento da eficiência energética, já que as organizações não precisam investir em complexas infraestruturas de TI.

 

Acima, vimos algumas das principais vantagens das soluções em nuvem para otimizar o trabalho das equipes de Compras B2B. Mas sabemos que existem muitas outras.

Você conhece alguma? Se sim, escreva nos comentários e participe do nosso blog. 😉

Ah, e se você quer ficar por dentro das novidades sobre o mercado de compras B2B, assine a nossa newsletter.