Um dos grandes desafios da área de Compras é assegurar que a empresa faça boa gestão de seus contratos. Se os itens estabelecidos não forem bem administrados, podem afetar a rentabilidade dos negócios e gerar prejuízos para a organização.

Os acordos de compras das empresas trazem cada vez mais complexidades, como, por exemplo, o aumento da burocracia na cadeia de suprimentos, além da imprevisibilidade das demandas. Fatores como esses fazem com que compradores e fornecedores desistam de aderir às leis relacionadas à integridade e transparência de suas empresas. Essas dificuldades ocasionam a interrupção de fornecimento e a queda da qualidade do serviço entregue. Por isso, qualquer prática não alinhada aos valores da companhia pode ter um efeito negativo para a corporação e todos os envolvidos no processo.

Uma pesquisa do Aberdeen, de 2017, revelou que 44% das empresas buscam mais visibilidade de seus contratos e 40% gostariam de reduzir os riscos com seus fornecedores. Além disso, 37% das organizações querem ter mais compliance nos acordos com os fornecedores e 34% desejam ter acesso ao desempenho do fornecedor.

De acordo com Daniel Hsu, responsável pela unidade de negócios de CLM do Mercado Eletrônico, a falta de gestão e controle dos processos pode gerar atrasos nas negociações, falta de governança, além de perdas financeiras. “Para evitar riscos, o primeiro passo é ter uma boa gestão do Ciclo de Vida dos Contratos (CLM). Problemas como base de contratos descentralizada, dificuldade de adequação às regras de compliance e prejuízo por descontrole dos prazos de renegociação podem ser resolvidos com o CLM”.

O Mercado Eletrônico oferece a solução de Contract Lifecycle Management, que auxilia, acompanha e organiza os acordos feitos pela companhia com fornecedores, parceiros e clientes, com foco na redução de custos. Além disso, ajuda a centralizar todas as negociações em um único ambiente, trazendo mais agilidade e governança na elaboração de contratos.

Para conhecer mais sobre a solução de CLM, clique aqui!

Pilares de uma gestão de contratos eficiente

A solução de CLM do Mercado Eletrônico traz às empresas clareza sobre as bases de contratos, o que permite total acesso aos dados em tempo real para tomadas de decisão mais assertivas. A ferramenta foi desenhada para que as empresas conquistem os quatro pilares mais importantes no gerenciamento dos contratos: economia, agilidade, colaboração e governança.

A tecnologia do CLM garante também o controle de vigência, evita o aumento do custo de aquisição por fugas de contrato, faz o acompanhamento de saving real obtido na utilização de contratos, oferece assinatura eletrônica e solução mobile, facilitando o acompanhamento das atividades, em qualquer lugar.

“A gestão de contratos tem papel fundamental no planejamento de uma empresa. Por meio da supervisão permanente dos processos é possível gerar economia com a compra de produtos, contratação de serviços e custo, e até mesmo com procedimentos administrativos’’, completa Hsu.

E aí, da postagem? Ficou com mais alguma dúvida sobre a solução de CLM do ME? Entre em contato com nossos especialistas!

E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece dentro do mercado B2B! 😊