gestão de compras é a melhor ferramenta para diminuir os custos da empresa

Em cenários competitivos, um bom profissional de compras deve estar atento às práticas do mercado em que atua. É o que afirma o diretor de serviços do Mercado Eletrônico, Alexandre Moreno em seu artigo 6 dicas de gestão de compras para você economizar, publicado no portal Administradores.com.

Para ele, quando a ideia é reduzir os custos de uma companhia, o setor de compras costuma ser o primeiro a ser acionado para agir.

Por conta disso, o profissional de compras é cobrado, tendo que apresentar resultados escaláveis. Ainda segundo Moreno, para identificar oportunidades de melhorias e ser ágil nas entregas, o responsável pela área de compras deve ainda ter uma visão estratégica de todos os processos que toma conta.

De acordo com o executivo, a competitividade faz com que as companhias ofereçam produtos e serviços cada vez mais semelhantes. Dessa forma, o bom profissional de compras deve estar atento às práticas do mercado em que atua.

Por isso, uma das dicas de Moreno é fazer benchmarking com outras empresas do mercado. “Nesse sentido, melhorar os próprios processos com base nos avanços de outras companhias ajuda a traçar estratégias mais eficientes e estar sempre à frente da concorrência”, revelou.

Não tenha medo de fazer uma pesquisa minuciosa para comparar produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pela concorrência. Nesse quesito, o importante é absorver ao máximo as características positivas do oponente, e aprender com seus erros para desenvolver um nível gerencial ou operacional mais alto.

Seguindo as 5 dicas sobre gestão de compras do diretor de serviços do ME, você poderá dar os primeiros passos para reduzir os gastos da sua empresa. Não deixe de ler o artigo na íntegra.

Tem outras dicas sobre o assunto? Deixe a sua opinião ou sugestão nos comentários para continuarmos produzindo um conteúdo relevante sobre o setor de compras.