Gestão de Contratos

O artigo de Marcelo Pereira, diretor da área de Gestão de Fornecedores do Mercado Eletrônico, foi publicado pelos portais de informações e notícias da InforChannel, TI Bahia e E-commerce News. O texto aborda a importância da gestão no engajamento comercial com fornecedores e como pode afetar diretamente a rentabilidade dos negócios e fazer uma empresa perder muito dinheiro por um simples detalhe técnico que passou desapercebido.

Uma pesquisa do Aberdeen mostra que 44% das empresas buscam mais visibilidade de seus contratos e 40% almejam reduzir os riscos com seus fornecedores. Além disso, 37% das organizações querem ter mais compliance em relação aos contratos de fornecedores e 34% desejam ter acesso à performance do fornecedor em seus acordos. Outro estudo da mesma empresa revela que 60% dos litígios corporativos estão relacionados a disputas contratuais.

Não há dúvidas sobre a relevância da gestão de contratos para os negócios das empresas. Encontrar imprecisões nos contratos feitos manualmente é comum. O problema perceber só depois de um evento negativo, como uma auditoria frustrada ou um gasto inesperado. E, apesar de enfrentarem cada vez mais pressão para reduzir custos e melhorar seu desempenho, muitas empresas ainda não enxergam a gestão de contratos como um componente importante dessa estratégia de redução de custos e aumento de performance.

A gestão de contratos,  conhecida por Contract Lifecycle Management, ou simplesmente por CLM, engloba a gestão de todo o ciclo de vida do contrato, acompanhando os vínculos acordados com fornecedores, parceiros, clientes ou funcionários. É feita para evitar transtornos, acompanhar e organizar os acordos de uma empresa. O controle eficiente dos contratos possibilita o entendimento completo de cada etapa do processo de contrato,  permite administrar a criação, a execução e a análise dos documentos, o que maximiza o desempenho operacional e financeiro de uma organização, além de reduzir os riscos.

Como a tecnologia ajuda na gestão de contratos?

Uma ferramenta de gestão de contratos é o primeiro passo para ter mais controle e governança. Soluções de CLM auxiliam desde o cumprimento de prazos de renovação, expiração, quantidades a serem negociadas, além de oferecer uma visão 360 graus de todos os acordos, o que ajuda a organização a identificar possíveis desvios e reduzir riscos contratuais durante o seu ciclo de vida.

Com termos, condições e cláusulas centralizados na mesma plataforma, é possível diminuir os ciclos de vendas, reduzir custos, gerar análises para a gestão de riscos e ganhar performance. A gestão de contratos é a chave para as empresas darem o primeiro passo em direção a um comércio B2B simples, inteligente e sustentável.

Para acompanhar o artigo na íntegra, acesse os portais InforChannel, TI Bahia e E-commerce News.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no ME e receber as principais notícias sobre o mercado B2B, assine nossa newsletter!