Em 2019, o Mercado Eletrônico completou 25 anos de idade. A empresa, que foi fundada em 1994 com o propósito de oferecer agilidade, economia e governança para a área de compras, se consolidou.

E, para contar um pouco dessa história e da evolução do setor de compras ao longo de todo esse tempo, preparamos uma edição comemorativa do Conexão Compras, o talk show do mercado B2B, com a participação especial de todos os diretores que compõe a liderança da empresa.

No post de hoje, preparamos uma prévia com os principais assuntos abordados em cada episódio e os vídeos, na íntegra, para você assistir quantas vezes quiser.

 

Episódio 1: a época da comunicação sobre rodas

Processos operacionais, curva ABC que demorava meses para ser feita e criação de parcerias com os fornecedores realizada no “boca a boca”.

O passado de compras B2B era assim e os diretores do Mercado Eletrônico lembraram, com muito bom-humor, todos os desafios que enfrentaram até chegarem ao modelo de hoje, onde tudo é resolvido em um clique e é possível conquistar colaboração para todas as partes saírem ganhando.

No início da empresa, o ME atuava apenas como um catálogo, onde os produtos eram cadastrados conforme os disquetes chegavam. Na época, este era um grande avanço e facilitava, em muito, a cotação de produtos para as empresas.

Assista ao episódio 1 na íntegra:

 

Episódio 2: Inteligência Artificial em Compras B2B

Do passado para o presente. No segundo episódio do Conexão Compras Especial 25 anos Mercado Eletrônico, os diretores comentaram todas as evoluções que estão surgindo para transformar a área de compras em um segmento cada vez mais estratégico.

Na empresa, os dois últimos anos foram de muitas mudanças, tanto em metodologias de implementação quanto em aprimoramento de produtos.

Por aqui, nós entendemos que as soluções precisam ser cada vez mais fáceis de usar, self-service para os clientes, ter implementações menos complexas, mas sempre com uma estrutura escalável, que favoreça o desenvolvimento e a velocidade.

Os diretores também comentaram sobre os desafios da internacionalização e as dificuldades de atuar no centro-oeste americano, que tem várias diferenças relevantes no processo de Procurement.

Porém, são os 25 anos de existência da plataforma que oferecem segurança e maturidade para gerar benefícios mais rápidos e oferecer o que, de fato, é importante para cada empresa.

Assista ao episódio 2 na íntegra:

Episódio 3: fornecedor com hora marcada?

Para fechar o Conexão Compras especial de 25 anos do Mercado Eletrônico, os diretores relembraram mais algumas situações engraçadas, como a época onde o encontro com fornecedores tinha hora marcada.

Além disso, fizeram um comparativo do passado, presente e futuro de Compras B2B. Antigamente, o setor era conhecido como uma área de custo. Agora, algo que contribui e gera receita para a empresa. Antes, era um setor operacional. Hoje, um ativo estratégico e pensante. Essas mudanças também exigem um novo perfil de profissional, com habilidades passíveis de aproveitar o melhor da tecnologia no dia a dia.

Em resumo, pensar na digitalização da área de compras não é apenas uma opção, mas uma obrigação nos tempos atuais. Caso contrário, quem não acompanhar as dinâmicas do mercado estará automaticamente lesando os negócios futuros da empresa.

Assista ao episódio 3 na íntegra:

 

Hoje, você acompanhou um resumo do Conexão Compras Especial 25 anos do Mercado Eletrônico. E se você tem mais histórias sobre o passado da área para contar, deixe nos comentários! 😊

Aproveite e assine a nossa newsletter, pois sempre postamos novidades sobre o mercado B2B.

Até a próxima!