A transformação digital já é realidade para a área de compras. Tecnologias 4.0 têm apoiado e digitalizado os processos que, antes, eram feitos de forma morosa e, muitas vezes, ineficiente. A importância das novas tecnologias para o dia a dia das empresas é indiscutível. Com elas, as empresas tendem a produzir mais, errar menos e ainda tomar decisões assertivas.

Não há como negar que a revolução 4.0 trouxe um novo potencial, tanto produtivo quanto estratégico dentro das companhias. Essas mudanças também exigem um novo perfil de profissional, adaptativo, criativo e resiliente.

Nesta postagem, você verá tudo o que precisa saber sobre a transformação digital na área de compras!

Os principais impactos na área de compras

Engana-se quem acha que a digitalização em compras é algo recente. Esta revolução começou há alguns anos e foi ganhando força com o surgimento das tecnologias 4.0. Soluções que auxiliam os compradores nos processos de cotação, geração de pedidos e controle já são algo comum para o segmento. O que precisamos avaliar é o quão resistente e/ou preparados os profissionais estão para utilizar estas ferramentas. Isso se chama maturidade digital.

Se quiser ler um pouco mais sobre o que é a maturidade digital, clique aqui!

Outro ponto para se preocupar é a integração dos processos da empresa espelhados nas soluções tecnológicas. A digitalização é feita para ajudar os compradores a otimizarem os processos, tornando-os mais estratégicos no setor e, assim, impulsionar os negócios da organização. Encontrar uma ferramenta que traduza os processos já implementados, de forma digitalizada, é um grande desafio.

As tecnologias que estão alavancando o setor de compras

Recentemente, dia 16 de abril, aconteceu o Innovation Day, evento promovido pelo Inbrasc, em parceria com o Mercado Eletrônico, com o objetivo de promover ideias de inovação no setor de suprimentos das empresas. O evento contou com a participação dos 35 melhores executivos brasileiros da área de compras.

Segundo uma pesquisa feita no evento, as principais tecnologias que estão impulsionando são:

  1. Big Data – Grandes volumes de dados estruturados e não estruturados que podem ser analisados para obter insights e melhorar o poder de decisão.
  2. Inteligência Artificial – Possibilita que máquinas tenham constante aprendizado, à medida que trabalham, podendo ainda performar em tarefas como seres humanos.
  3. Computação em Nuvem – Permite a utilização de ferramentas, arquivos e aplicativos, utilizando apenas a internet e sem a necessidade de instalação.
  4. Impressão 3D – Também conhecida como fabricação aditiva, permite a criação de objetos físicos pela deposição de materiais em camadas, seguindo um modelo digital.
  5. IoT – Comunicação entre máquinas por meio da internet que permite o compartilhamento de dados e informações para a execução de tarefas.

Para ler tudo sobre o evento Innovation Day, clique aqui!

O perfil profissional do comprador 4.0

No futuro, o perfil do profissional de sucesso será bem diferente. Uma junção de habilidades soft, hard e meta.

Soft

As habilidades de natureza humana (criatividade, pensamento crítico, inteligência social e comunicação).

Hard

Habilidades de conhecimento e cunho técnico (metodologias agile, analytics de big data, desenvolvimento de softwares etc).

Meta

Habilidades que envolvem mentalidade de crescimento, resiliência e capacidade de lidar com mudanças e incertezas. Segundo uma pesquisa feita pelo LinkedIn, as dez habilidades profissionais mais requisitadas nos currículos atualmente são:

Criatividade Manejo de dados na nuvem
Persuasão Inteligência artificial
Colaboração Raciocínio analítico
Adaptabilidade Manejo de pessoas
Manejo do tempo User Experience Design

Além disso, será fundamental investir em diversidade intelectual, cultural e etária, a fim de criar times executivos versáteis e acima da média.

Para saber mais sobre o perfil do profissional do futuro, clique aqui!

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