Business Intelligence para a tomada de decisões assertivas

O Business Intelligence é o recurso que está trazendo o futuro para as empresas. Trata-se de uma solução que apoia a tomada de decisão de forma estratégica e rápida. Essa tecnologia pode ser empresada em qualquer setor. Porém, na área de compras ela tem demonstrado ser de grande valia.

É o que conta Marcos Roig, gerente comercial do Mercado Eletrônico, em seu artigo “O BI como solução para o mercado B2B”, divulgado nos portais Administradores.com e Business Consultant.

O gerente comercial salienta que a combinação dessa tecnologia com outras soluções de Tecnologia da Informação (TI) permite extrair informações de sistemas de ERP e SRM, para convertê-las em dados que podem ser usados para orientar as decisões nessa área.

Segundo o executivo, a partir do Business Intelligence, o comprador consegue cruzar dados das compras de seus fornecedores a partir de métricas como sazonalidade, leadtime ou região. A tecnologia ainda oferece possibilidades infinitas, desde a gestão da equipe, comparação de resultados, convertendo em tempo real os dados da empresa em informações valiosas para a área de compras.

Geralmente, quem trabalha em departamentos de compras tem dificuldade em ordenar dados por contar com uma série de fontes, que vão desde planilhas, passando pelo banco de dados de clientes, dados na nuvem de outros sistemas.

É aí que entra o Business Intelligence, para cruzar os dados que se tornariam obsoletos sem o direcionamento certo. Com essa tecnologia, essas informações encontram um paradeiro certo, que é o de ajudar na realização de bons negócios com segurança e em conformidade com as exigências internas e externas à companhia.

Para entender mais sobre essa tecnologia que conquistou organizações do mundo inteiro, leia também a matéria “Business Intelligence: a inteligência artificial nas compras” e descubra o lado mais técnico por trás dessa inteligência artificial.